quinta-feira, 1 de julho de 2010

Planilhas... Um mal necessáio!



Meus amigos, realmente as planilhas são um mal necessário, desde as mais simples, até as mais complexas. Há cerca de um ano atrás fiz um curso sobre finanças, e nesse curso o ponto inicial para controlar a vida financeira é: montar uma planilha.

Confesso que na ocasião não levei muito a sério, e não montei a tal da planilha. Mas hoje, com um ano de casada, trabalhando num escritório de decoração e, montando minha primeira casa, percebo que realmente elas são muito úteis.

Montei uma planilha de entrada – salários e dinheiro extra (vendo bolsas femininas), outra planilha de gastos fixos (faculdade, parcela do apartamento, móveis, etc.) e por fim, uma planilha de gastos variáveis (cartão de crédito, transporte e alimentação, etc.)

A planilha serve como um mapeamento do dinheiro, desta sabe-se para onde está indo mais dinheiro e como posso aplicá-lo melhor.

Fiz outra planilha de orçamentos ao mobiliar minha casa. Assim posso me preparar para contas que ainda virão.

Queridos, não adianta fugir delas, elas fazem parte da vida adulta. Quanto antes aprendermos a lidar com elas, mais rápido iremos nos beneficiar delas.

Um comentário:

  1. Pois mais geek que pareça, as planilhas e listas nos ajudam e otimizam nosso tempo.
    Uma hora somos obrigados a nos render e utilizá-las.
    Concordo com seu post e acrescendo que você poderia montar um novo post com os exemplos de planilhas e listas que precisamos fazer ao adquirir uma casa, ou casamento, uma festa, compras mensais ou até das crianças.

    ResponderExcluir